Crônicas de conteúdo histórico-cultural sobre artistas, personalidades, políticos e acontecimentos em Duque de Caxias, RJ, projeto concebido pelos jornalistas Alberto Marques e Josué Cardoso.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

HÁ 85 ANOS, CAXIAS INICIAVA UMA REVOLUÇÃO COM A ESCOLA "MATE COM ANGU" (Final) (Coluna 157)

► A Escola Regional de Meriti era, em tudo, inovadora. Começou a funcionar sem Programas ou Projetos, servia almoço aos seus alunos, dispunha de uma biblioteca e montou o seu Museus de História Natural com material recolhido aqui e ali pelos próprios alunos e professores. Ganhou um projetor de cinema do professor Edgar Roquette Pinto, fundador da Rádio MEC, responsável pela primeira transmissão de rádio no País.

Na tese de doutorado da professora Ana Chrystina, para a UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sobre o papel das mulheres na Educação do País, foi destacado o fato da professora Armanda Álvaro Alberto ter sido, juntamente com Noemi da Silveira e Cecília Meirelles, as únicas mulheres signatárias do "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”, assinado por outros 23 educadores, entre os quais Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Edgard Sussekind Mendonça, Roquette Pinto e Venâncio Filho. Datado de 1932, o documento fazia a defesa intransigente da escola pública, gratuita e de qualidade para todos, sem quotas e sem bolsas de estudos como hoje pretendem os "gênios" responsáveis pela Educação no País.

- O Manifesto é visto como um marco da educação brasileira em favor da democratização do ensino. Ele é um dos documentos mais estudados do Brasil e, no entanto, ninguém se preocupou até agora em analisar o papel das mulheres - explica a professora Ana Chrystina em sua tese.
Depois de ganhar dos seus antigos proprietários o terreno onde funcionava, a "Escola Regional de Meriti" teve uma ajuda importante de um recém formado arquiteto: Lucio Costa, um dos criadores de Brasília. Foi dele o projeto da primeira sede da escola em alvenaria, que continua de pé, na Rua Deputado Romeiro Júnior, mais de 80 anos depois.

Infelizmente, em 1964, vendo que lhe falavam forças físicas para continuar a sua obra, a professora Armanda Álvaro Alberto tomou a difícil decisão de buscar uma entidade que, comungando os mesmos objetivos que sempre perseguira, pudesse dar continuidade ao seu trabalho. Depois de ver recusada a sua oferta de doação de todo o acervo da instituição por parte do Governo do Estado, ela optou por doá-la ao Instituto Central do Povo, uma instituição ligada a uma igreja evangélica norte-americana. Logo a professora perseguida por todas as Ditaduras que infelicitaram o País no Século XX, sempre com a acusação de que a professora era uma perigosa agente comunista!

Hoje, dá pena ver a situação em que vive a Escola Armanda Álvaro Alberto, nos fundos da Catedral de Santo Antonio, mesmo local onde fora edificada nos anos 20, em traços do jovem arquiteto Lúcio Costa. Ali, nada lembra a efervescência em que vivia a escola, que tinha como padrinhos personalidades como Roquette Pinto, Tristão da Cunha (ou Alceu Amoroso Lima), Edgar Sussekind de Mendonça (marido e parceiro de idéias de Da. Armanda), Francisco Lourenço Filho, Belisário Pena, Albino Vaz Teixeira, Custódio Aquino, Francisco Barboza Leite, Martha Rossi e Anísio Teixeira. Hoje, ela é apenas mais uma escola da rede municipal, ministrando o Curso Fundamental nos moldes ditados pelos burocratas de Brasília. A idéia de uma escola viva e participativa, sonhada pela jovem professora que trocara o conforto da Zona Sul do Rio de Janeiro pelas ruas empoeiradas da Vila Meriti, ficou para traz. Pior para a nossa juventude!

(Publicado em "O MUNICIPAL", Edição Nº 9058, de 3 a 17-02-2006, pg. 5.
CONCEPÇÃO: ALBERTO MARQUES E JOSUÉ CARDOSO