Crônicas de conteúdo histórico-cultural sobre artistas, personalidades, políticos e acontecimentos em Duque de Caxias, RJ, projeto concebido pelos jornalistas Alberto Marques e Josué Cardoso.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

HÁ 85 ANOS, CAXIAS INICIAVA UMA REVOLUÇÃO COM A ESCOLA 'MATE COM ANGU" (Parte 1) (Coluna 156)

.
Os professores Edgar Sussekind de Mendonça e AnísioTeixeira (de pé) Martha Rossi, sua filha Silvana Rossi e Armanda Álvaro Alberto (sentadas) em flagrante feito durante uma sessão especial num dos cinemas do Rio de Janeiro

► No dia 13 de fevereiro de 1921 surgia na Baixada Fluminense uma escola rural que iria revolucionar a Educação em nosso País. Era a Escola Proletária de Meriti, que começava a funcionar à sombra de mangueiras e bambuzais num terreno da pequena Vila Meriti, um bairro proletário que surgira ao lado da pequena estação ferroviária. E a revolução começava pelo simples fato de que a Escola já dispunha de uma Biblioteca e um Museu, numa época em que os alunos só aprendiam o que estava nos livros. Pesquisa escolar, então, nem se sabia o que era.

A Escola Proletária, logo depois rebatizada como Escola Regional de Meriti - que se tornou conhecida na cidade como Mate com Angu, por ser a pioneira no fornecimento de almoço para seus alunos - nasceu do empenho de uma jovem professora, nascida e criada na Zona Sul do Rio de Janeiro, cujo pai era proprietário de uma fábrica de explosivos na Baixada, a Rupturita. Ao invés de aproveitar seu tempo disponível em passeios pelo Jardim Botânico, ou em intermináveis reuniões em casas de abastados amigos de sua família, ela resolveu implantar, nos confins da poeirenta Vila Meriti, um projeto que fracassara em Angra dos Reis, onde pretendia alfabetizar os filhos dos pescadores.

A jovem professorinha, Armanda Álvaro Alberto, soube canalizar as amizades que conquistara no círculo familiar para um projeto revolucionário de Educação. E escolhera a pequena estação, próximo à ponte sobre o rio Meriti, para sede do seu projeto. Entre os muitos amigos de seus pais e que participariam da implantação da Escola Regional de Meriti, a professora Armanda Álvaro Alberto conseguiu o apoio de professores de renome como Francisco Venâncio Filho, Edgar Roquette Pinto (o introdutor do rádio no País), Celso Kelly, do sanitarista Belisário Pena (assistente de Oswaldo Cruz), Heitor Lyra da Silva e do jornalista Tristão de Atayde. Sua maior inspiração, porém, vinha da Bahia, mais precisamente das idéias defendias pelo jovem educador Anísio Teixeira, mais tarde Secretário de Educação do então Distrito Federal (Rio de Janeiro), idealizador e primeiro Reitor da Universidade de Brasília no Governo JK.

Foi nas teorias de Anísio Teixeira sobre educação integral do jovem que a professora Armanda Álvaro Alberto usou inspiração para implantar a sua Escola Regional de Meriti. E a experiência aqui vivida pelo grupo de colaboradores da Escola foi tão importante, que, já em 1927, a instituição ganhava um voto de aplausos da I Conferência Nacional de Educação, realizada no Paraná. Baiano de Caetité, Anísio Teixeira nasceu em 12 de julho de 1900. Desde jovem, dedicara-se ao setor educacional, onde inspirou ou marcou com sua influência todas as reformas do ensino brasileiro desde a década de 20. Suas idéias muito influenciaram não só a educação brasileira, como o sistema educacional da América Latina Completou o curso secundário no Colégio dos Jesuítas, em Salvador, e o de Direito no Rio de Janeiro; graduando-se em Ciências de Educação pela Universidade de Colúmbia nos EUA. Era o secretário de Educação e Cultura do Distrito Federal, em 1935, quando por iniciativa sua foi instituída a Universidade do Distrito Federal, historicamente a origem da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Um dos criadores da Universidade de Brasília e seu primeiro reitor, o professor Anísio Teixeira era membro do Conselho Federal de Educação quando apareceu morto, em circunstâncias misteriosas e até hoje não esclarecidas, no poço de um elevador, na Praia de Botafogo, em março de 1971.

(Publicada em "O MUNICIPAL", Edição Nº 9057, de 27-01 a 03-02-2006, Pg.5.
CONCEPÇÃO: ALBERTO MARQUES E JOSUÉ CARDOSO. FOTO: ACERVO PESSOAL DA PROF. MARTHA ROSSI)