Crônicas de conteúdo histórico-cultural sobre artistas, personalidades, políticos e acontecimentos em Duque de Caxias, RJ, projeto concebido pelos jornalistas Alberto Marques e Josué Cardoso.

sexta-feira, março 10, 2006

OLGA TEIXEIRA, UMA HEROÍNA DA EDUCAÇÃO EM DUQUE DE CAXIAS (Final) (Coluna 159)

► No Colégio Municipal Marechal Castelo Branco, em 1974, foram incrementadas as atividades esportivas, com a criação de times de Futebol de Salão, de Vôlei, de Handebol e de Queimada, tendo o "Castelo" sido vice-campeão no Torneio Municipal naquele mesmo ano. Em 1975 iniciaram-se obras de ampliação, que iriam ser concluídas em 1977. Boa parte dessas construções, ampliações, melhorias foram feitas com o que a Caixa Escolar arrecadava. Em 25 de outubro de 1976 foi incorporada à escola, uma área de 12.500 m², destinada à construção da quadra de esportes. Isso se deve à persistência da Professora Olga Teixeira em constante disputa com os vizinhos pela posse da área.

Em 1977, foi completada a construção da ala nº 2, tendo também sido implantado o primeiro segmento do 1º grau, com cinco turmas, atendendo o mesmo nº de alunos de 1974. Em 1979, foi iniciada a construção de um Minicentro Esportivo, com três quadras polivalentes, vestiários masculino e feminino, refeitório e o Auditório, da nova cantina e uma sala para os professores de Educação Física e introduzido o atendimento aos portadores de necessidades especiais. Com isso, criam-se as primeiras turmas de deficientes auditivos do Município.

Em 1980, o Colégio Municipal Marechal Castelo Branco sagrou-se Campeão dos Jogos Infantis de Duque de Caxias, competição promovida pelo Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação. Com essa conquista, vários alunos, que se dedicavam ao atletismo, foram encaminhados (convidados) para fazer parte de equipes como: Universidade Gama Filho, Clube de Regatas Vasco da Gama, Fundação Roberto Marinho. Neste mesmo ano, tivemos a participação do VIMA - Vigilantes do Meio Ambiente, no desfile cívico de 25 de agosto, uma atenção pedagógica voltada para o meio ambiente, o que já demonstrava, à época, a preocupação com a ecologia, preparando jovens para a preservação do meio ambiente, preocupação esta prioritária nos dias de hoje.

Apesar do sucesso do "Castelo Branco" tanto na parte da educação formal, quando na esportiva, a sua manutenção deixou de ser, com raras exceções, prioritária para os prefeitos nomeados a partir de julho de 1971. Com isso, reduziam-se os recursos orçamentários para investimentos na melhoria das instalações, equipamentos e projetos do colégio, culminando com a proibição de cobrança da taxa de contribuição para a "Caixa Escolar", fundamental para a manutenção da unidade, face à secular "falta de verbas" orçamentárias.

Em 7 de maio de 1990, aos 60 anos, a Professora Olga Teixeira de Oliveira veio a falecer, vítima de um atropelamento, na Av. Rio Branco, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, dois ex-alunos ocupavam postos de destaque na vida política do Município: o prefeito Hydekel Freitas e o Secretário de Agricultura, Getúlio Gonçalves. Encerrava-se, ali, uma brilhante carreira de 42 anos dedicados ao Magistério, que fizeram da professora Olga Teixeira de Oliveira uma figura querida e respeitada por alunos e colegas e um marco na Educação em Duque de Caxias.
Por decisão do prefeito Hydekel Freitas, o nome da escola foi trocado, passando a se chamar "Colégio Municipal Professora Olga Teixeira". No mesmo ato, o nome do Marechal Castelo Branco foi usado para batizar uma escola no bairro Santa Lúcia, no 3º Distrito.

(Publicado em "O MUNICIPAL", Edição Nº 9060, 10 a 17-03-2006, pg. 5. CONCEPÇÃO: ALBERTO MARQUES E JOSUÉ CARDOSO)

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial